segunda-feira, 22 de outubro de 2012

À Sombra da Sapucaia


Sapucaia é o nome popular dado à Lecythis Pisonis, árvore da família das Lecitidáceas,  mesma família da castanheira-do-brasil ou castanheira- do- pará. É também conhecida como cabeça-de-macaco.
Espécie brasileira,  nativa da Floresta Pluvial Atlântica, atualmente em extinção.



 Árvore de grande porte, chega a atingir de 20 a 30m de altura,  frutos  oleosos, comestíveis, muito saborosos, semelhantes à castanha- do- pará.
Madeira resistente, pesada, bastante durável, usada como dormentes, postes, na construção civil e naval e em marcenaria.

A mangueira preferida dos morcegos.
Siriemas se alimentam no gramado.
Tenho o privilégio de ter em minha Quinta, uma imensa, centenária e maravilhosa Sapucaia.
Há um fato interessante a respeito da nossa Sapucaia, jamais encontrávamos uma única semente a seus pés,  até que descobrimos que sob a velha mangueira havia uma grande quantidade delas!
Somente ao fazer esta pesquisa vim a descobrir a causa.  Quando os frutos se rompem, os morcegos que são os principais disseminadores naturais, levam sua massa doce  branco-amarelada (arilo), que prende a semente pela base, para as árvores  de copas mais densas. Após saborearem o arilo, deixam as sementes caírem no solo.
Caprichosos segredos da Natureza!




Em meados de julho  esta enorme Sapucaia que adorna meu jardim, derrama suas folhas amareladas pela seca, que soltas ao vento caem levemente sobre o gramado.
Pouco a pouco a densa ramagem se desfaz deixando à mostra os inúmeros e imensos galhos.
Um tapete então se forma a seus pés, completando a paisagem de outono-inverno, como se fosse uma tela pintada por  Monet !
Uma aura dourada envolve a atmosfera do pequeno vale, emoldurado pelas colinas que o ladeiam!



 Quando chega Setembro, com as primeiras chuvas, depois de uma longa estiagem, pequeninas folhas rosadas surgem em profusão e vão se avolumando, até cobrirem por completo o emaranhado de galhos.

Logo é a vez de lindas e delicadas flores brancas e lilases desabrocharem! Brilharem sobre a rósea ramagem e se precipitarem no espaço como chuva de prata,  para então se aninharem no abençoado espaço, à sombra da Sapucaia!


  A floração da Sapucaia se dá de Setembro a Outubro.
Intensamente perfumada, é uma verdadeira festa para as abelhas, que enchem o ar com seus zumbidos.


 Aos poucos as róseas folhas vão se tornando esverdeadas, e os frutos tomam sua forma característica, lenhosos, arredondados, chegam a atingir 2,5kg,  com mais ou menos 20 castanhas.
São conhecidos popularmente como cumbuca, em Botânica, pixídio.

As cumbucas são usadas na zona rural como vasos, marmitas, potes, e outros adornos.
Podem ficar presas a árvore por vários meses, mesmo depois de liberadas as castanhas. A casca e o óleo dos frutos são excelentes diuréticos e tratam diabetes e tosse.








 O maior  consumidor dos frutos da Sapucaia é o macaco-sauá.
Faz grandes sacrifícios para consegui-los, chega a bater um fruto contra o outro para liberar suas castanhas, mas diz a lenda , nunca coloca suas mãos dentro das cumbucas, pelo menos os mais experientes, pois podem ficar presas ao contraí-las. Daí vem a expressão: "macaco velho não põe a mão em cumbuca"


 Quando o sol se põe o cenário é de sonhos, sento-me à varanda e emocionada, agradeço a Deus a graça que me foi concedida: ver tanta  beleza, sentir tanta paz ao presenciar o eterno recomeço que a Natureza reproduz a cada dia!

 "A Natureza está constantemente a se misturar com a arte." 
 Ralph W. Émerson

             

 "A Natureza criou o tapete sem fim que recobre a superfície da Terra.  Dentro da pelagem desse tapete vivem todos os animais, respeitosamente.  Nenhum o estraga, nenhum o rói, exceto o Homem."
                                                     Monteiro Lobato

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Depressão, um mal que pode ser evitado

Houve um tempo em que nada me importava!
Queria dormir, dormir profundamente, talvez até nem acordar mais...
Meus braços pesavam terrivelmente, mal conseguia levantar-me da cama...minha alma estava aprisionada num corpo cansado, envelhecido...






Tinha medo, angústia!
A ansiedade, a desesperança, a sensação de vazio  me consumiam!



Envergonhava-me da fraqueza que se apoderara de mim,sentia-me inútil, culpada, mas não conseguia reagir.
Fugia das pessoas, evitava o convívio dos amigos, cada vez mais me aprofundando numa tristeza que me arrancava lágrimas e enchia meu peito de dor quase física.





Quando exausta  adormecia, pesadelos povoavam meu sono: andava a esmo em lugares estranhos, escuros, as casas em ruínas, havia desorganização por toda parte, pessoas perdidas, outras me  perseguiam! 
Queria gritar, mas minha voz ficava presa na garganta!
Acordava chorando... estava só.. .irremediavelmente só!
                                                                                                                     
Nem mesmo o mar conseguia devolver a paz que havia perdido!
Olhava aquelas águas com um olhar indiferente.
Não mais via  poesia nas ondas se quebrando nas areias brancas da praia, tinha medo de me envolver naquela imensidão azul!
Tudo parecia "cinzento" para mim!  Tinha uma interpretação distorcida e negativa  da realidade.
Mal conseguia raciocinar, concentrar-me em minhas atividades.



Nesse processo de auto-destruição a vida nada mais significava, descuidei de minha saúde e depois de um AVC perdi grande parte da visão.
Foram  necessários: o afastamento do meu trabalho e muitos anos de tratamento!


E indispensável que a pessoa que sofre de depressão procure se tratar. Ao contrário do que se pensa, a medicação que é utilizada, os famosos medicamentos de "tarja preta", não tornam o paciente dependente. É necessária também a psicoterapia, para dar suporte à reestruturação emocional e à compreensão do processo da depressão, o que facilita o tratamento.
Os exercícios físicos  são de suma importância, juntamente com uma alimentação rica em frutas, castanhas-do-Pará,  amêndoas, nozes, amendoim, chocolate, etc.





Felizmente, com o amor de meus pais, de minha família, com o apoio de meus amigos e de excelentes profissionais, consegui recuperar meu equilíbrio, físico e emocional!


Mas todo esse sofrimento, ao contrário de me fazer perder a fé, só me fez entender que "todos" os males vem para o Bem!  Que Deus nunca nos abandona! Que depois de encontrar forças para vencer essas duras provas, podemos nos tornar mais fortes, seres humanos melhores...
Hoje eu posso afirmar que sou feliz!
                                                                                       
E queria deixar aqui um apelo:

Não descuide de você, ame-se muito, não se entregue as tristezas, são apenas momentos que passam! A Vida é um dom precioso demais!  Viva!  Aproveite cada instante que é único! Seja feliz!




Profissão: Professor

Nesta semana comemoramos mais um dia do Professor!
Sou professora e muito me orgulho disso!




                                                                       
Formei-me numa época em que o professor era valorizado, num tempo em que as crianças nos amavam, respeitavam, eramos o espelho em que projetavam seus sonhos!



Pelo Amor que sempre dediquei às crianças pequenas, optei pela alfabetização, na qual me especializei.
Foi uma rica experiência!
                                                       




É maravilhoso o momento em que professor e alunos percebem que alcançam seu objetivo.
Isso se dá como num passe de mágica, quando os pequeninos formam um coro, lendo pela primeira vez um texto apresentado.
A emoção é inenarrável!
Guardo como um tesouro a lembrança daqueles momentos!     l






Não sei bem o que aconteceu com a Escola, em que ponto  tudo mudou!
Não há, registrado em minha memória, nenhum tipo de agressão, nem desrespeito ou preconceito que eu tenha sofrido por parte de meus alunos e de seus pais! E faz apenas três anos que me aposentei!




Isto não quer dizer que sempre a vida na escola transcorreu num mar de rosas. Problemas existiram, e muitos! Quantas noites passei sem dormir por causa de meus pequenos,  imaginando formas para auxiliá-los em suas dificuldades, sofria com seus problemas familiares...




Tive experiências com crianças maiores, de 12 a 16 anos... para dizer a verdade, relutei um pouco em aceitar aquelas classes.
Temia, por ter quase idade para ser avó deles, não conseguir ter controle da disciplina, mas aprendi muito com eles!
Aprendi que a criança que temos dentro de nós não cresce nunca, que adolescente não é bicho de sete cabeças e que é preciso que o professor saiba  ganhá-lo!   Como qualquer ser humano,  precisa ser respeitado para respeitar,  ele precisa confiar em seu mestre, e confiança é algo que ninguém dá, precisa ser conquistada!
E só o amor pela profissão  poderá realizar esse milagre!


                     

Meus queridos colegas, não sei quais são as dificuldades que enfrentam em sua jornada de trabalho atualmente, mas pelo que ouço comentarem, posso imaginar!
Temo até que me achem sonhadora, mas há uma forma de nossa classe "virar essa mesa": unam-se!
Ah! classe desunida a dos professores!


Compartilhem suas experiências, auxiliem seus colegas, peçam ajuda quando necessitarem!
Lutem pelos seus direitos,  lutem por uma escola melhor, mais humana e justa!
Não acredito que as crianças sejam as vilãs dessa história, elas são apenas vítimas desse sistema cruel que se estabeleceu em nosso país.


A criança vai à escola aprender a ler, a escrever, adquirir conhecimentos que a façam compreender o mundo e se inserir nele, para ser "feliz"!  ( Atenção pais, a Educação vem do berço!  É sua responsabilidade! )
Todos os projetos  devem estar voltados para este objetivo!
O que os governantes que ai estão sempre  pretenderam, na verdade,  foi transformar nossa juventude em seres facilmente manipuláveis, dependentes, sem esperanças, sem preparo para saber escolher entre o "joio e o trigo".



                                                                                           
O papel do professor é importantíssimo no desenvolvimento da criança!
Entrem em suas salas de aulas por inteiro, ou melhor, nem entrem se não tiverem em seus corações a certeza de que são realmente Professores!   
Há uma infinidade de profissões no mercado de trabalho! 
Sem vocação é impossível realizar esse sacro ofício, que se tornará um sacrifício, para vocês e para as crianças!



sábado, 13 de outubro de 2012

Perdas

Em nossa existência vamos enveredando por caminhos que nos levam à grandes alegrias, à dores, desenganos, lágrimas, sorrisos, realizaçôes, fracassos...
Vamos vivendo, muitas vezes sem muita consciência da realidade, deixando que a vida nos leve...
Até que um dia somos sacudidos brutalmente por uma grande perda! Uma perda irreparável: perdemos um bom emprego, um casamento de muitos anos,... mas o pior ..perdemos um pedaço de nos...um ser amado que parte para sua Grande Viagem!


É como se a vida não tivesse mais sentido!
É um processo que envolve muito sofrimento, medo, revolta, culpa, desinteresse por tudo... depressão...



O que fazer com o que sobrou dos nossos sonhos?
O que fazer  da nossa vida?
Ficamos perdidos,... sem rumo!


O grande risco é nos entregarmos ao sofrimento, termos pena de nos mesmos.
Mas  nessa hora de dor mais profunda é que descobrimos forças que não conhecíamos dentro de nós!
Somos levados a repensar nossas vidas, nossos valores.
Descobrimos o que realmente importa, podemos nos tornar melhores, mais ricos emocional e espiritualmente!



A morte não deve representar o fim, mas sim a continuação da Vida e da Evolução.
As perdas precisam acontecer para que se complete o ciclo da Vida!



Entregue seu sofrimento nas mãos de Deus!
Deixe que o Tempo suavize suas dores!
Deixe que a Saudade embale seu coração com as boas lembranças do ser amado!     
"Porque a Vida é uma viagem de volta para casa"



A Saudade eterniza a presença daquele que partiu, e em silêncio prepara o momento do reencontro!
Deixemos que se vá o que não mais nos pertence, há um mundo lá fora para ser redescoberto!
A vida precisa continuar! Fique em paz!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...