quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Feliz Natal

Quando tínhamos papai em torno da mesa de Natal, ele nos perguntava, em todos os anos, se estávamos lembrando do "Aniversariante".
Infelizmente a maior preocupação da maioria das pessoas e com o Papai Noel e os presentes, com a festa, com a ceia e se esquecem de que realmente deveriam estar comemorando o nascimento de Jesus.




Que neste Natal o Menino Jesus esteja presente em seus corações, que o seu amor inunde  suas almas, que Ele consiga promover a Paz entre os povos...que olhe com olhos amorosos para o nosso Planeta agonizante
Feliz Natal meus amigos queridos, obrigada pelo carinho ...


 Feliz Natal, Merry Christmas, Feliz Navidad, Vrolijk Kerstfeest, Joyeux Noel, Hyvaa joulua, Buon Natale, Froehliche Weihnachten, С Рождеством, Gladelig Jul, Nadolig Llawen, Nollaig Shona 


domingo, 14 de dezembro de 2014

Velhos Tempos, Belos Dias



Nasci no final da década de 40.
Assusto-me com a brutal diferença entre os conceitos e costumes que eram adquiridos em minha época e os que existem agora!
A televisão tem apenas 50 anos, eu já era adolescente quando papai comprou o nosso primeiro televisor, em preto e branco.

No início havia na programação, alguma preocupação com o telespectador, que se baseava no respeito e na ética social.
Hoje observamos  que depois de todos os avanços tecnológicos alcançados,  a TV nos  apresenta uma triste realidade, com total  exploração do sensacionalismo, uma verdadeira vitrine de ofertas comerciais e a vergonhosa manipulação das massas.

Nossa juventude apesar de alegre e despreocupada, possuía um sentimento profundo de amor pelo nosso país. Tínhamos ideais, aspirações, fazíamos planos para o futuro...
Foram os jovens da minha geração  que saíram as ruas clamando por liberdade, por democracia, embora tenham caído no grande engodo que foi o marxismo.
Hoje vejo a maioria de nossos jovens sem objetivos, abandonados à própria sorte, sem rumo, violentos, drogados...

Até as coisas mais simples do cotidiano trazem saudades.

Não tínhamos fogão a gás e nem geladeira. Mas o calorzinho do fogão de lenha era aconchegante nas noites de inverno,... Ah!  os "causos", contados ao seu redor...!!
A carne guardada em grandes caldeirões, imersa na gordura de porco, era divina!
A manteiga, conservada em água e sal, parecia mais saborosa... Hoje nem podemos mais pensar nessas iguarias, aumentam o colesterol...mas engraçado...meus avós viveram mais de 90 anos e adoravam torresmo, linguiça, chouriço...

Não existia a Declaração dos Direitos Humanos nem o Estatuto da Criança e do Adolescente, mas havia respeito, a família era uma instituição segura,  a criança tinha um lar e podia contar com a proteção de seus pais.

Os homens eram soberanos, em seus lares, as mulheres nasciam para gerar seus filhos e serem eternamente submissas a eles.
Casamento era para sempre, "até que a morte os separe"!

Lembro-me de minhas avós,  de saias compridas, cabelos brancos, xale sobre os ombros, eram velhinhas aos 50 anos  ( esta é a parte ruim). Hoje mulheres nessa idade são lindas, livres, realizadas! ( esta é a parte boa!)
Houve uma verdadeira revolução de costumes, com a chegada da pílula, com a internet, com a globalização. Houve a queda do muro de Berlim!  Enfim a tecnologia encurtou distâncias e ampliou horizontes...


  A pílula deu a mulher o poder de planejar sua família.
Saiu de casa e foi à luta, ao lado do marido.

Passou a ser parte de uma grande maioria que sustenta seus lares, porque muitos maridos acabaram debandando.
Hoje é muito fácil a separação, difícil é o entendimento entre os casais.





O preço pago pela  liberdade, no entanto, é muito alto!  Nunca a mulher esteve tão  exposta e sobrecarregada.









Em minha época palhaços eram o Carequinha, o Arrelia, o Pimentinha...hoje os palhaços somos nós, nas mãos desses bandidos que nós mesmos escolhemos para nos representar.


Apossaram-se de nossas Instituições... instalaram-se numa cidade que não existia antigamente: BRASÍLIA.


Eu nunca poderia imaginar que um dia teríamos um presidente semi alfabetizado, que o nosso povo pudesse em sã consciência, votar em massa em representantes como "aqueles" das últimas
 eleições.

Sinceramente, estou perdida  em meio a este caos que se tornou a nossa sociedade.




Ah, se eu pudesse voltar aqueles tempos da pracinha de Lorena, onde o romance invadia o ar!  Voltar ao tempo das serenatas, lembro-me de uma delas, feita  sob um guarda- chuva:  "...um dia Gatinha Manhosa, eu prendo você no meu coração..."   Tempo em que éramos felizes e não sabíamos.


Nossos dourados anos 60!
Velhos  tempos, belos dias...


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...