quinta-feira, 9 de junho de 2016

Agrofloresta

Bruno Pardal! É, como o Professor Pardal, cheio de projetos!
Foi ele quem me propôs implantar aqui no meu pequeno sítio o Sistema Agroflorestal.
Indicou alguns vídeos sobre o tema que me deixaram completamente encantada! Abracei a ideia!

Sidflores e Bruno Pardal



No Brasil, este projeto foi colocado em prática, pela primeira vez pelo suíço Ernest Gotsch apaixonado pelo nosso país. Veja vídeo a seguir.
A realização deste projeto será uma parceria entre  Enactus EEL - USPProjeto Criança Feliz e O Despertar do Gigante.  
Será também criada a 1° Escola de Permacultura da região.






Sinto que estou no caminho certo! Este projeto irá realizar um grande sonho, transformar meu entorno, torná-lo mais belo, criar um ambiente  sustentável! Mostrar às pessoas que é possível, através de práticas simples, respeitando o ciclo da vida, tornar a vida no Planeta mais justa!
Por um bom tempo, minhas terras foram utilizadas para a criação de gado leiteiro, mas percebi que não havia mais como continuar com essa atividade que, de fato, nada tem a ver com meu perfil.
Na verdade, pensava plantar minha horta, meu jardim, recuperar a mata ciliar e as nascentes que se esgotaram com a compactação do solo pelo gado leiteiro.




O sonho foi mais além!
Com a Escola de Permacultura  que será também implantada, serão capacitados inúmeros agentes ambientais, adultos e crianças conscientes que construirão um mundo melhor!
A Agrofloresta, trará a recuperação do solo, alimentos, a volta da fauna ... vida!

Com a mão na massa!

O que é Sistema Agroflorestal?
O Sistema Agroflorestal (SAF)  proporciona uma forma sustentável e rentável de produção de alimentos orgânicos que une a agricultura à conservação ambiental, em equilíbrio e harmonia com a Natureza (Permacultura), reduzindo os impactos ambientais.
São técnicas desenvolvidas a partir da observação da Natureza que mostra o caminho para a prática de uma verdadeira alquimia.
Há uma combinação de diferentes espécies nas plantações, com o consórcio de culturas frutíferas, agrícolas, hortaliças e madeireiras no mesmo espaço, trazendo diversidade e ampliando  a fertilidade do solo.
Neste sistema o homem auxilia num maior desenvolvimento das áreas,  na fertilidade do solo sem adubos químicos, entendendo a necessidade de cada planta.

Agrofloresta -´Síitio dos Ipês - Cachoeira Paulista - Permacultor Thales Ferreira

Consiste na poda constante e o recobrimento do solo com a biomassa extraída dessa poda.
O homem assim exerce um trabalho semelhante ao do vento e da formiga saúva.
A sucessão ecológica natural é o fator que orienta esse modelo, é como funciona todo o sistema de vida, plantam-se espécies de rápido crescimento junto a espécies de ciclo de vida mais longo que vão produzindo mais biomassa para o plantio de outras espécies e dando continuidade ao processo, ao longo do tempo.




Entre os incontáveis benefícios do Sistema Agroflorestal, teremos, como eu sonhava, a recuperação de nascentes, de mata ciliar e a chegada de novas vidas, como pequenos animais, pássaros, abelhas e muitos outros seres!
Olhando minha terra hoje com outros olhos, consigo perceber que mesmo sem querer, fui construindo um jardim com flores, frutos, árvores nativas, hortaliças, ervas medicinais, ainda muito aquém do sistema agroflorestal, mas sinto que estou realizando a minha missão de vida! Consigo me harmonizar e perceber o papel que exerço nesta cadeia.

Tapete de flores da Sapucaia centenária!



A área reservada para a preservação já está delimitada, há um espaço para recuperação de mata ciliar e para a Agrofloresta! Já iniciamos os trabalhos! Muito trabalho, muita ansiedade, mas muita felicidade! Rumo ao paraíso!

Primeiras mudas

Ghaya, nossa pequena companheira

O velho Ipê amarelo será testemunha da transformação! 

Thiago, João Vitor, Ygor, Bruno! Jovens voluntários, em Quinta das Flores. Alegria, dedicação e amor ao Planeta!
Obrigada, meninos!


!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...