Encanto-me sempre ao assistir a série "Cosmos, A Personal Voyage", de Carl Sagan, recomendo que aqueles que não tenham assistido que o façam.
Tento aqui reproduzir algumas passagens desta obra que tanto me fascinou.
Cosmos é uma palavra grega que significa Universo.
Na profunda escuridão do Cosmos há um número inimaginável de estrelas e planetas, alguns mais antigos que o nosso sistema solar. Podem haver na Via Láctea milhões de mundos que talvez sejam habitados por outros seres inteligentes.
"Cosmos é tudo aquilo que é ou foi ou ainda será" Carl Segan.
As estrelas sempre foram uma incógnita para nós, mas hoje começamos a entendê-las:
"Estrelas são sois muito distantes", "o Sol é uma estrela muito próxima", "Somos parte da Via Láctea".
Foram estes os primeiro conhecimentos que tive sobre as estrelas. Outras dúvidas foram surgindo: "Por que a Terra é redonda?", "Há vida em outros planetas?", "Há outros sois e outros mundos?"
Nosso crescimento individual reflete a evolução das espécies. Por isso o ser humano é impelido instintivamente a buscar novos conhecimentos, novas experiências. A exploração do Cosmos é uma viagem de auto-conhecimento.
Nossas observações sobre o Cosmos nos fascinam, nos emocionam. Os mistérios são incalculáveis, sua dimensão sequer podemos imaginar. Supõe-se que tenha surgido da Grande Explosão - "Big Bang" - há quinze bilhões de anos.
A Terra, nosso pequeno planeta, está perdida na imensidão do Cosmos.
Nos oceanos e na terra existe uma infinidade de seres vivos, entre eles criaturas que transcendem as fronteiras entre plantas e animais, lutando por sua sobrevivência.
Temos pela primeira vez o poder de decidir o destino do nosso planeta.
São inúmeras as descobertas das ciências sobre o Universo e o nosso lugar dentro dele.
Nosso futuro depende de nossa compreensão sobre o Cosmos, onde somos apenas poeira cósmica.
Encontramos no Cosmos galáxias, sóis e planetas, vidas e consciências começando a se formar, evoluindo e perecendo. Mundos de gelo e estrelas, átomos densos como os sóis e universos menores do que átomos, mas também uma história de nosso próprio planeta e das plantas e animais que repartem-no conosco.
É uma história sobre nós, como alcançamos nossa atual compreensão do Cosmos e como este tem moldado nossa evolução e nossa cultura e qual será nosso Destino. Desejamos procurar a verdade não importa aonde ela nos leve, o Cosmos está repleto de verdades.
A superfície da Terra é a fronteira do Oceano Cósmico. É aqui onde nós adquirimos a maior parte dos nossos conhecimentos. Sabemos que viemos dessa fronteira, desejamos retornar a ela e podemos, porque o Cosmos está dentro de nós. Somos feitos da mesma matéria das estrelas. Somos uma forma de Cosmos que tem conhecimento de si mesma.
Apenas começamos a acordar para os grandes mistérios do Espaço e do Tempo, nos quais temos origem.
Nós somos o resultado dos quinze bilhões de anos de evolução cósmica. Temos apenas uma escolha:
podemos melhorar a vida e conhecer o Universo que nos fez ou podemos desperdiçar esses bilhares de anos de herança em uma auto destruição sem razão de ser.
O que acontecerá no primeiro segundo do próximo ano cósmico dependerá do que faremos aqui e agora com a nossa inteligência e nosso conhecimento do Cosmos.