sábado, 29 de setembro de 2012

O Verdadeiro Requeijão de Prato

Depois do sucesso que fez o Cozido Português, animei-me a publicar mais esta receita maravilhosa!
Mas vou avisando que não é fácil, aliás, me especializei nas "dificuldades" da culinária!
Esta receita, aprendi com a minha sogra, que por sua vez aprendeu com a sogra dela e assim por diante, ou melhor dizendo, é uma iguaria passada de geração para geração.
Eu por minha vez, estou passando para minha nora!
Sua origem, no Brasil, remonta à época da chegada das primeiras famílias de portugueses,  em S Paulo e Minas Gerais, quando era servido o famoso café colonial nas fazendas dos coronéis.
O requeijão foi criado principalmente para aproveitar o leite excedente, uma vez que não havia geladeira.
       




Vivi, até me casar, na cidade... Formei-me na escola Normal, fui manequim, fui comerciante,
dei aulas, ... Nada sabia sobre a vida na roça. Na verdade, mal sabia distinguir um boi de uma vaca!..
Aprendi muita coisa da vida no campo com a D. Arlete (minha sogra) e com a Tia Tacinha e a Tia Geralda! Todas muito queridas!  Hoje vivo na zona rural e me orgulho disso. Sou imensamente feliz no meu pedacinho de chão!





O "requeijão de prato", como é conhecido, é artesanal.
Para se produzir 1kg de massa são necessários aproximadamente 10 litros de leite e nada mais,  além do sal.
Não tem conservantes, mas tem uma validade bem considerável.
Eis a  receita, passo a passo, para não haver erro:

Coloque o leite disponível (sem adição de coalho), em repouso fora da geladeira,  por mais ou menos dois dias, ou até que se obtenha uma coalhada bem firme;
o creme que se formará na superfície deverá ser retirado e reservado.


Retalhe a coalhada e ponha no fogo, mexendo bem devagar;
quando aparecer uma leve espuma, ir retirando a massa com uma peneira,
apertando  bem, para retirar o soro.


 Leve a massa ao fogo com mais ou menos 1 1/2 a 2 litros de leite fresco para lavar;
aqueça até a massa separar-se do soro, passe na peneira.


Ponha mais leite fresco, mais ou menos a mesma quantidade  anterior, quando obtiver o soro,
descarte-o, apertando bem.
Prove a massa, se ainda houver acidez, lave com mais leite, pela terceira vez, mas sem levar ao fogo. Escorra,  apertando bem.

Acrescente parte do creme reservado à massa obtida, que já deverá estar elástica. Se notar que a massa está quebrando, coloque mais um pouco de creme, até dar liga;
sal a gosto;
Se desejar que o requeijão fique mais amarelo, ponha o creme no fogo para aquecer e só depois coloque a massa.

Vá mexendo sempre  até formar uma massa lisa e brilhante que ao ser puxada para cima forme uma "cortina" .


Com um cafezinho, bem quentinho passado na hora, é irresistível!



Uma dica:  o requeijão também fica delicioso com os temperos que desejar, como orégano, manjericão, pimenta calabresa, alecrim...


Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...