domingo, 6 de novembro de 2011

Ética e Preservação da Natureza

Existe por trás da questão ambiental, o problema moral:  qual a postura dos seres humanos em relação a Natureza?  Temos obrigações morais para com as gerações futuras?




Ética é a reflexão sobre estas questões. É a reflexão sobre a ação do homem, objetivando atingir um conjunto de ações  ideais ao bem comum, é a responsabilidade de cada indivíduo com tudo que existe e tem vida.
Em relação ao meio ambiente, deve-se levar  em conta o desenvolvimento sustentável, que é a capacidade de promover um desenvolvimento que satisfaça as necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das gerações futuras proverem suas  próprias necessidades, não perdendo de vista a garantia de sustentação da Vida na Terra.




Para que este ideal seja concretizado, é necessário que haja equilíbrio entre Economia, Ecologia e Ética.
Este equilíbrio é utópico, porque é impossível utilizar economicamente  os recursos naturais com total preservação ambiental. Sendo assim, é necessário encontrar um equilíbrio entre o consumo - qualidade de vida- e a qualidade ambiental, através de ações éticas.
A Ética ambiental se contrapõe ao materialismo, à competitividade, à inveja, à desigualdade. à dominação de uma classe social, à massificação de informações e a inércia da sociedade. Tudo isto irá gerar a insatisfação dos indivíduos, pelo egoísmo,  apego e desejo, causando a destruição do ambiente e a desintegração da sociedade.




.Ética também implica no reconhecimento do valor da Natureza para a manutenção da vida no Planeta, compreender a importância da flora , da enorme variedade  de vida animal, da vida selvagem, da atmosfera e da água, livres de poluição, para a preservação da vida do ser humano. Reconhecer que a Natureza tem a capacidade de tornar possíveis a sobrevivência física e o desenvolvimento social.
É necessário despertar a consciência ecológica no ser humano, único ser que tem a capacidade de modificar o meio em que vive.
O homem orgulhando-se de suas descobertas, julgando-se superior dentro do Cosmos, acreditando estar acima do Bem e do Mal, acabou perdendo o eixo de si mesmo, e colocando-se à beira do Chaos inicial.



Esqueceu-se das lições acumuladas ao longo do tempo, durante milênios, o discernimento entre o bem e o mal, entre erros e acertos, direitos e deveres. Perdeu a visão da Ética, não sabe como encarar o mundo, nem como se inserir nele, como agir e manter sua dignidade.
.A transitoriedade e as aparências tiraram-lhe a visão do que é essencial.

 A Ética é filha da Terra, assim como nós. Nasceu da integração dos seres vivos inteligentes, entre si e com outros seres vivos e não vivos.
A cobiça dos recursos naturais trouxe discórdia entre os homens, mas o mundo natural,
 se for respeitado, poderá ser o mediador da ordem e do convívio tranquilo no Planeta.


A Educação Ambiental deverá trazer modificações no intelecto, mudanças radicais aos paradigmas éticos,  à  vida dos seres humanos e às nações.
A vida do homem pertence ao Planeta, à biosfera.












"Homem, Natureza, Vida e Cosmos são inseparáveis."    












2 comentários:

  1. Olá Duda!
    Obrigada pela visita, já estou indo acessar o seu site, será um prazer.
    Seja sempre muito bem vinda!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, ótimo post. Trabalho com grama natural (Esmeralda e São Carlos) e se alguém se interessa segue o meu contato. Obrigado desde já.

    Compre Grama - Comércio e Plantio de grama Esmeralda

    Grama Esmeralda

    Grama São Carlos

    Grama para jardim

    Grama em

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...