É, em sua essência, o desejo de ter a companhia de alguém especial , mas nem sempre esse é o principal motivo, o estado de solidão é sobretudo a falta de algo que leve a uma transformação.
Por temer a solidão, as pessoas se submetem a relacionamentos conflituosos, destrutivos, infelizes. Muitos casais vivem a "solidão a dois", quando não existe mais respeito, admiração, cumplicidade e parceria.
Pode-se estar em meio à uma multidão e se sentir só. A sociedade moderna, nos grandes centros, promove o isolamento, o afastamento dos indivíduos do convívio social. A própria tecnologia também colabora com este processo de desintegração no relacionamento familiar dos seres humanos. Computadores, tablets e telefones celulares são os grandes vilões.
Existe um estado de solidão patológica, gerada por vários motivos como a falta de amizades na infância e adolescência, crianças que ficam sozinhas durante um longo período, separação dos pais, morte de um ente querido, perda de relacionamentos afetivos...Sentimentos que ao se prolongarem podem levar à baixa auto estima, à depressão, sentimento de rejeição, de abandono, ansiedade, desânimo, impedindo que a pessoa desenvolva relacionamentos e vida saudáveis. Em muitos casos é necessária a ajuda de um psicólogo ou psiquiatra.
É um momento necessário para se encontrar o equilíbrio interior, um momento prazeroso. Solitude é, portanto, um estado de recolhimento, voluntário ou não, mas que não vem acompanhado de sofrimento. O indivíduo procura apenas estar em paz. Paz que talvez lhe tenha sido roubada em alguma situação desagradável, que deseja evitar que se repita.
É em estado de solitude que acontecem as grandes expressões artísticas e criativas. É ela que molda o artista, inspira poetas.
"...é solitário andar por entre a gente..."
Luiz de Camões
"A solidão é a sorte de todos os espíritos excepcionais"
Arthur Shopenhauer
"A liberdade é a possibilidade do isolamento. Se te é impossível viver só, nasceste escravo."
Fernando Pessoa
Solidão: um lugar bom de visitar uma vez ou outra, mas ruim de adotar como morada. (Josh Billings)
...Faça com que a solidão não me destrua.
Faça com que minha solidão me sirva de companhia.
Faça com que eu tenha a coragem de me enfrentar.
Faça com que eu saiba ficar com o nada
e mesmo assim me sentir
como se estivesse plena de tudo.
Clarice Lispector