terça-feira, 29 de novembro de 2011

A Preservação Ambiental e o Meio Rural

  Lendo a revista Balde Branco, do mês de Setembro deste ano, chamou-me a atenção  um artigo do professor Vidal Pedroso de Faria, da Esalq- Escola Superior de Agricultura Luís de Queiroz- USP, e membro do conselho editorial da revista : Mais Uma Ameaça ao Meio Rural.
Relata os problemas vividos pelos produtores rurais, devidos às medidas severas e a legislação rigorosa da Preservação Ambiental.



Há até um dito que está se tornando popular, entre nós: " é preferível  caçar o fiscal, que enfrentar os rigores da lei para quem tenta capturar ou matar algum bicho."
Ouvi contar uma estória sobre um certo fiscal, que se dirigiu a uma propriedade para realizar uma inspeção. O fazendeiro disse que poderia fornecer-lhe os dados do rebanho, mas o homem não aceitou, queria ele mesmo verificar:
- Eu sou fiscal, olhe o meu crachá!
tatu
E lá se foi ele pastagem a fora, quando de repente um boi "brabo" se lançou em sua perseguição.  Desesperado começou a gritar por socorro. O fazendeiro calmamente lhe respondeu:
- Mostra o crachá "p'rele"
Esta foi só para descontrair.

Contam que um sertanejo, caçou um tatu para consumo da família, prática milenar em sua cultura. Foi denunciado e preso. O infeliz não conseguia entender o que estava acontecendo, porque desde menino costumava acompanhar seu avô e seu pai  nessas  caçadas noturnas.

As leis que protegem a flora são igualmente rigorosas. Outra triste história é a de um idoso, que para fazer um chá para a esposa doente, retirou cascas de um ipê e também foi preso, sem ter idéia do que estava acontecendo.

São inúmeros os casos, como estes, que acontecem neste nosso Brasil sertanejo.  As leis  entram em vigor, sem que o homem seja conscientizado e orientado  para cumprí-las.


ipê roxo




O rigor no cumprimento  das leis ambientais tem dado resultados a olhos vistos.
Ficamos encantados ao ver os animais silvestres soltos pela natureza, é uma visão de sonhos.


sanhaço-de-fogo
                                                                                         
beija-flor



O canto dos passarinhos, o voo coordenado e leve das garças e das araras, a beleza dos tucanos, a algazarra dos macaquinhos, as seriemas em nossos quintais...sem sombra de dúvidas a preservação possibilitou o resgate da vida de inúmeras espécies que estavam em extinção.
                                                                                                       

                                                                                                                                                                                                             

tucano
                                                                                                                  
garça branca
O aumento da população de animais selvagens, no entanto, não se deve apenas as leis ambientais rigorosas.
A quebra da cadeia alimentar, entre os seres da natureza, também  contribuiu.  Muitas espécies não têm  mais seus predadores naturais, e vão se reproduzindo de forma desordenada. Os animais carnívoros, que exerciam o importante papel de controle da população desses animais, foram empurrados para o interior, pela urbanização, mas estes grandes felinos estão retornando,  há muitos relatos de  seu aparecimento próximo às cidades..
.

onça pintada




A natureza também exerce importante papel  na manutenção do equilíbrio ecológico, as secas prolongadas - como está acontecendo neste ano - causam impacto sobre a população de animais herbívoros, que com a diminuição do seu alimento, sofrem o aumento da mortalidade e problemas reprodutivos.
Estes  animais então invadem as propriedades rurais, causando prejuizos às lavouras.
É muito comum acontecerem destruições em campos cultivados com cana-de -açúcar,  milho, produção de alimentos volumosos, e sistema de pastejo rotacionado,  por bandos de javalis, porcos do mato e capivaras.
Porém a destruição dos campos não é o único problema em virtude da super população  desses animais, acontecem grandes acidentes nas estradas,  há infestação de carrapatos  por intermédio das capivaras, levando desconforto, e morte, pela disseminação da febre maculosa.


Em visita à
Ilha Anchieta, em Ubatuba - patrimônio tombado pela natureza- pude constatar que  algumas capivaras introduzidas ali, não havendo predadores no local,  em pouco tempo reproduziram-se de forma descontrolada  e  estavam causando sérios problemas ao reflorestamento. As mudas de espécies nativas, recém plantadas, estavam sendo devoradas pelos  roliços animaizinhos.

capivaras
                                           


Em países mais organizados e onde esse controle existe há mais tempo, também acontecem estes problemas, no entanto, o produtor está amparado por fundos específicos que são instituídos para cobrir seus prejuizos Existem também programas de controle populacional através da caça de desbaste, sob fiscalização, naturalmente.

Conclui-se que no Brasil as leis ambientais implantadas devem ser revisadas, porque a atividade agrícola, a saúde humana e dos animais selvagens, necessitam tratamentos específicos.

domingo, 13 de novembro de 2011

O SENTIDO DA VIDA



As definições de Vida são inúmeras, complexas, científicas, filosóficas...
São definições utilizadas por  biólogos, bioquímicos, metafísico, filósofos, astrônomos, astrofísicos...
Mas o que é realmente a Vida, de onde viemos?
Para onde iremos?
O que realmente importa,  neste mundo do qual quase nada conhecemos, cuja origem apesar de tantas pesquisas e estudos, ainda é uma incógnita para o ser humano?  Qual o verdadeiro sentido da vida? Como nos devemos relacionar com o mundo que habitamos?
Qual a dimensão da palavra Vida?
Estas perguntas ecoam pelo espaço sem encontrar  respostas plausíveis, porque elas só podem ser encontradas dentro de cada um de nós. O Homem
somente poderá desvendar os segredos do Universo,conhecendo a si mesmo.                

    " O que torna belo um deserto, é que ele esconde um poço nalgum lugar."                                                                             Antoine de Saint- Exupéry                                         

Para Platão o objetivo maior do ser humano seria encontrar a Felicidade, e ela estaria  no equilíbrio entre a razão, a coragem e os instintos;

seu aluno Aristóteles, acreditava que Felicidade estaria  na contemplação da vida - apenas os filósofos a poderiam atingir;


Platão


                 
Aristóteles
Epicuro
                                                                                 
 
para Epicuro, era a superação do medo e da dor;


para Cristo, a comunhão eterna com Deus seria o único caminho para encontrar a verdadeira Felicidade.
                                        
         
             

O  conceito  de vida que pretendo abordar, é o que diz respeito à vida da gente, à vida que temos no nosso dia a dia, este curto período entre nascer e morrer, o curto sonho do qual um dia teremos que despertar.
O sentido da vida do homem está relacionado  à Felicidade, que é uma busca infinita,  porque ele está incansavelmente à procura de algo maior.
Acredito no entanto, que a Felicidade esteja dentro de nós, no jeito próprio de cada um  interpretar o mundo.
Dessa leitura do mundo - que é mais importante do que ser alfabetizado - depende se iremos ou não alcançar nosso objetivo.

A vida é algo tão sutil que não percebemos quando acontece, é um momento que não é passado nem pode ser chamado de futuro.  A vida é preciosa, descobrir o sentido da vida é entender os seus sinais, é ter a alma liberta, mesmo com o corpo limitado em seus movimentos.


"Jamais se desespere em meio às sombras e aflições de sua vida, pois das núvens mais negras cai água limpa e fecunda."

Descobrir o sentido da vida também é amar  as crianças, ajudá-las a encontrar seu caminho, orientá-las na procura de seu auto-conhecimento e na formação de seu caráter.
                                  



                                                                                      


Encontrar a beleza até nas rugas profundas, marcadas nos rostos de nossos idosos, ouvir suas histórias e estórias, prestar atenção ao que dizem como se fosse a última vez,  aprender com eles.





Amar os seres da natureza, parar para apreciá-los, 
Colaborar para que sejam preservados em seu ambiente.








Ter consciência de que somos apenas "poeira cósmica", e desta lição que o Universo nos transmite, cultivar a humildade no coração, sem perder a dignidade, nem a coragem




Entender que somente existe o caminho que escolhemos para seguir, depois o que poderia ter sido já não importa.
Mas lembrar que sempre há um tempo para mudar, quando estivermos prontos para esta mudança, ela acontecerá.

Compreender que o Amor deve estar presente em todos os momentos, vivendo cada um deles com urgência, como se não houvesse o amanhã.




"...o que eles buscam poderia ser achado numa só rosa, ou num pouquinho d'água...mas os olhos são cegos. É preciso buscar com o coração..."
Antoine de Saint- Exupéry



É através da Comunhão com o Universo, que o Homem poderá atingir  "O verdadeiro sentido da Vida": o conhecimento do Amor e da Justiça.

domingo, 6 de novembro de 2011

Ética e Preservação da Natureza

Existe por trás da questão ambiental, o problema moral:  qual a postura dos seres humanos em relação a Natureza?  Temos obrigações morais para com as gerações futuras?




Ética é a reflexão sobre estas questões. É a reflexão sobre a ação do homem, objetivando atingir um conjunto de ações  ideais ao bem comum, é a responsabilidade de cada indivíduo com tudo que existe e tem vida.
Em relação ao meio ambiente, deve-se levar  em conta o desenvolvimento sustentável, que é a capacidade de promover um desenvolvimento que satisfaça as necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das gerações futuras proverem suas  próprias necessidades, não perdendo de vista a garantia de sustentação da Vida na Terra.




Para que este ideal seja concretizado, é necessário que haja equilíbrio entre Economia, Ecologia e Ética.
Este equilíbrio é utópico, porque é impossível utilizar economicamente  os recursos naturais com total preservação ambiental. Sendo assim, é necessário encontrar um equilíbrio entre o consumo - qualidade de vida- e a qualidade ambiental, através de ações éticas.
A Ética ambiental se contrapõe ao materialismo, à competitividade, à inveja, à desigualdade. à dominação de uma classe social, à massificação de informações e a inércia da sociedade. Tudo isto irá gerar a insatisfação dos indivíduos, pelo egoísmo,  apego e desejo, causando a destruição do ambiente e a desintegração da sociedade.




.Ética também implica no reconhecimento do valor da Natureza para a manutenção da vida no Planeta, compreender a importância da flora , da enorme variedade  de vida animal, da vida selvagem, da atmosfera e da água, livres de poluição, para a preservação da vida do ser humano. Reconhecer que a Natureza tem a capacidade de tornar possíveis a sobrevivência física e o desenvolvimento social.
É necessário despertar a consciência ecológica no ser humano, único ser que tem a capacidade de modificar o meio em que vive.
O homem orgulhando-se de suas descobertas, julgando-se superior dentro do Cosmos, acreditando estar acima do Bem e do Mal, acabou perdendo o eixo de si mesmo, e colocando-se à beira do Chaos inicial.



Esqueceu-se das lições acumuladas ao longo do tempo, durante milênios, o discernimento entre o bem e o mal, entre erros e acertos, direitos e deveres. Perdeu a visão da Ética, não sabe como encarar o mundo, nem como se inserir nele, como agir e manter sua dignidade.
.A transitoriedade e as aparências tiraram-lhe a visão do que é essencial.

 A Ética é filha da Terra, assim como nós. Nasceu da integração dos seres vivos inteligentes, entre si e com outros seres vivos e não vivos.
A cobiça dos recursos naturais trouxe discórdia entre os homens, mas o mundo natural,
 se for respeitado, poderá ser o mediador da ordem e do convívio tranquilo no Planeta.


A Educação Ambiental deverá trazer modificações no intelecto, mudanças radicais aos paradigmas éticos,  à  vida dos seres humanos e às nações.
A vida do homem pertence ao Planeta, à biosfera.












"Homem, Natureza, Vida e Cosmos são inseparáveis."    












Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...