As definições de Vida são inúmeras, complexas, científicas, filosóficas...
São definições utilizadas por biólogos, bioquímicos, metafísico, filósofos, astrônomos, astrofísicos...
Mas o que é realmente a Vida, de onde viemos?
Para onde iremos?
O que realmente importa, neste mundo do qual quase nada conhecemos, cuja origem apesar de tantas pesquisas e estudos, ainda é uma incógnita para o ser humano? Qual o verdadeiro sentido da vida? Como nos devemos relacionar com o mundo que habitamos?
Qual a dimensão da palavra Vida?
Estas perguntas ecoam pelo espaço sem encontrar respostas plausíveis, porque elas só podem ser encontradas dentro de cada um de nós. O Homem
somente poderá desvendar os segredos do Universo,conhecendo a si mesmo.
Para Platão o objetivo maior do ser humano seria encontrar a Felicidade, e ela estaria no equilíbrio entre a razão, a coragem e os instintos;
seu aluno Aristóteles, acreditava que Felicidade estaria na contemplação da vida - apenas os filósofos a poderiam atingir;
Platão |
Aristóteles |
Epicuro |
para Epicuro, era a superação do medo e da dor;
para Cristo, a comunhão eterna com Deus seria o único caminho para encontrar a verdadeira Felicidade.
O conceito de vida que pretendo abordar, é o que diz respeito à vida da gente, à vida que temos no nosso dia a dia, este curto período entre nascer e morrer, o curto sonho do qual um dia teremos que despertar.
O sentido da vida do homem está relacionado à Felicidade, que é uma busca infinita, porque ele está incansavelmente à procura de algo maior.
Acredito no entanto, que a Felicidade esteja dentro de nós, no jeito próprio de cada um interpretar o mundo.
Dessa leitura do mundo - que é mais importante do que ser alfabetizado - depende se iremos ou não alcançar nosso objetivo.
A vida é algo tão sutil que não percebemos quando acontece, é um momento que não é passado nem pode ser chamado de futuro. A vida é preciosa, descobrir o sentido da vida é entender os seus sinais, é ter a alma liberta, mesmo com o corpo limitado em seus movimentos.
"Jamais se desespere em meio às sombras e aflições de sua vida, pois das núvens mais negras cai água limpa e fecunda."
Descobrir o sentido da vida também é amar as crianças, ajudá-las a encontrar seu caminho, orientá-las na procura de seu auto-conhecimento e na formação de seu caráter.
Encontrar a beleza até nas rugas profundas, marcadas nos rostos de nossos idosos, ouvir suas histórias e estórias, prestar atenção ao que dizem como se fosse a última vez, aprender com eles.
Amar os seres da natureza, parar para apreciá-los,
Colaborar para que sejam preservados em seu ambiente.
Ter consciência de que somos apenas "poeira cósmica", e desta lição que o Universo nos transmite, cultivar a humildade no coração, sem perder a dignidade, nem a coragem
Entender que somente existe o caminho que escolhemos para seguir, depois o que poderia ter sido já não importa.
Mas lembrar que sempre há um tempo para mudar, quando estivermos prontos para esta mudança, ela acontecerá.
Compreender que o Amor deve estar presente em todos os momentos, vivendo cada um deles com urgência, como se não houvesse o amanhã.
"...o que eles buscam poderia ser achado numa só rosa, ou num pouquinho d'água...mas os olhos são cegos. É preciso buscar com o coração..."
Antoine de Saint- Exupéry
É através da Comunhão com o Universo, que o Homem poderá atingir "O verdadeiro sentido da Vida": o conhecimento do Amor e da Justiça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário