terça-feira, 26 de julho de 2011

As Meninas do CEEN "Arnolfo Azevedo"

 9 de Julho de 2011
Recebi em minha quinta, para uma festa Julina,  minhas amigas e amigos : Regininha ( o Renato não veio, mandou as cervejas), Ana ( o Fernando também não veio, estava competindo, ele é atleta)), Lurdinha, Cláudinha e o Toninho Romeiro, Dirce, Maria Teresa, Nancy, Marina e Mara Lúcia.
Vieram também o Matheus (filho da Marina) com a esposa e os dois filhos, a Lurdinha trouxe os sobrinhos netos, Beatriz e Daniel ( lindos).


A Graziana , o João Felipe e a Olívia vieram para colocar as bandeirinhas. o Matheus também ajudou a arrumar os bocais das lâmpadas que estavam queimadas.
Como é gostoso a gente organizar uma festinha para os amigos!


Tudo estava tão bonito, o jardim sempre florido e bem cuidado, a tarde linda cheia de sol, tivemos até uma fogueira.
Todos estavam tão à vontade e felizes!
Comemoramos os aniversários da Dulce e da Claudinha, trocamos presentes, rimos muito., como sempre relembramos velhas histórias.



 Sinto-me tão bem junto a estas meninas, parece que o Tempo não passou, somos ainda aquelas adolescentes despreocupadas, tagarelas,...lindas!
E a gente ri! Ri por qualquer coisa!
Falamos também dos reumatismos, das safenas, do monte de remédios que tomamos, daquelas que não estão mais convosco...


Falamos de filhos, mas principalmente de netos, falamos de educação, pois afinal, apesar de aposentadas continuamos educadoras, e o que é melhor, à moda antiga, do tempo em que escola era sinônimo de respeito e aprendizagem, onde alunos admiravam e amavam seus professores, que tinham na sociedade uma posição importante.


Eu sentia orgulho em ser professora, amava meus pequenos.
Quando estava em sala de aula o mundo ficava lá fora. Nada mais existia além deles,  depositavam em mim esperanças de um futuro melhor, mesmo que não tivessem consciência disto.

Somos parte de um grupo de professoras formadas no Colégio Estadual e Escola Normal "ARNOLFO AZEVEDO",  na turma de 1966.
Adquirimos ali, ideais e conceitos que nortearam toda nossa vida, desenvolvemos um profundo sentimento de respeito e amor à nossa Pátria, aprendemos a ser profissionais responsáveis, tivemos exemplos de vida extraordinários com nossos mestres, como os professores:
José Coutinho,  Leda Juliano, Roberto F Leal, Lutigardes de Oliveira, Ariovaldo Carvalho, Dínis,   Crisanto, Olavo Leonel, Lay e Edir Vilela, Mabel, Aparecida Conti, Paulo Canetieri, Osiris, Caio Fox Drumont, Marília, Rutinha, Celeste Godoy, P. Mário Bonatti e os Diretores: Nelson Pesciota, Williams e Batista.


Não posso deixar de lembrar o nome querido do professor Ednardo Areco, que conduzia com pulso firme as turmas de Educação Física, a nossa fanfarra (muitas vezes campeã dos festivais), e  estava à frente das olimpíadas que aconteciam durante o ano letivo. Sempre ao seu lado estava a prof Vilma Póvoas.
Muitos  destes mestres queridos já nos deixaram!
De todos ficaram saudades e seus nomes ficarão eternamente gravados em nossa memória.



Saudades do velho e querido Arnolfo Azevedo!
Funcionava no casarão da praça da matriz, onde hoje é a Casa da Cultura, mais tarde transferido para a Cidade Industrial, onde funciona até hoje.
Ao passar em frente ao meu querido colégio, fico a me perguntar:
"O que fizeram com a Educação? O que fizeram com a nossa juventude?"

"Se és incapaz de sonhar, nasceste velho; se o teu sonho te impede de agir, segundo a realidade, nasceste inútil; se porém, sabes transformar sonhos em realidade e trocar as realidades  com a luz dos teus sonhos, então serás grande na tua Pátria e a tua Pátria será grande em ti."

Um comentário:

  1. O COLEGIO ARNOLFO AZEVEDO ME TRAZ LEMBRANÇAS PROFUNDAS.OS PROFESSORES , COLEGAS , O MEDO DAS PROVAS.MARCOU MUITO A MINHA PRE ADOLESCÊNCIA, DAS PAQUERAS. TEMPO QUE FICOU ENRAIZADO COM TANTAS LEMBRANÇAS.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...