terça-feira, 18 de agosto de 2015

Lorena e o Progresso

Caminhando pela cidade,  relembro com saudade um tempo distante ... olho as pessoas que passam, procuro em seus rostos marcados pela vida, traços conhecidos...  alguns reconheço ...mas quem? Quais seriam seus nomes? ...

           Praça principal de Lorena, Dr Arnolfo Azevedo, sem o charme dos anos 60, descuidada,   abandonada, mas ainda muito bonita...

Envelhecemos, a cidade envelheceu!
Grande quantidade de idosos, caminham pelas ruas centrais. Nos velhos bancos da praça, reúnem-se diariamente os "eternos meninos" de Lorena, para jogar truco, dominó, ou apenas "conversa fora".
Lorena é, em contra partida, uma cidade que recebe jovens estudantes de varias cidades vizinhas. Oferece ensino de qualidade em suas universidades, como a USP, UNISAL e FATEA. além de escolas de excelente ensino básico, profissionalizante e cursos preparatórios para vestibulares.


É impressionante a quantidade de veículos que chegam todos os dias, e circulam por suas ruas e avenidas ainda despreparadas para receber tamanha demanda!




São urgentes as providências a serem tomadas para evitar acidentes.
Incontáveis vãs e ônibus escolares engrossam o mar de faróis com que a Dutra parece inundar a cidade, trazendo juventude em busca de conhecimento e formação.
Vejo com orgulho esta cidade dar alguns pequenos sinais de progresso, apesar de saber que esse progresso nos trará alguns desconfortos, como por exemplo, nunca encontrar uma vaga para estacionar ou nos envolver de repente em congestionamentos de trânsito, o que nunca poderíamos imaginar há alguns anos atrás.


Recentemente recebemos a Havan, grande loja de departamentos, mas sua chegada  criou polêmica na cidade. Alguns nacionalistas exaltados não aceitaram a réplica da Estátua da Liberdade que é seu simbolo. Mas é lindíssima, principalmente a noite.



   
E ali está ela, magnifica, iluminada, apesar dos protestos!

Está em construção o nosso primeiro shopping, Eco Vale Shopping, à margem da entrada principal da cidade, pela Rodovia Presidente Dutra.




Lorena está localizada numa região privilegiada para a instalação de novos empreendimentos que estão chegando, Está no meio do caminho para São Paulo, Santos e Rio de Janeiro, e entrada para o sul de Minas Gerais, com uma excelente infraestrutura logística e acesso aos melhores portos e aeroportos do Brasil como já havia mencionado em  "Lorena, Esquina do Brasil".

Com muito orgulho vejo Nossa Velha e Querida Lorena abrir suas portas ao progresso.



Algumas imagens da nossa velha e querida Lorena.

A velha fonte luminosa, substituída há vários anos, para nosso pesar.
5° Batalhão de Infantaria de Lorena.

Interior da Catedral de N S da Piedade



Igreja de São Benedito
Casa da Cultura

Casarão onde funcionava a Telefônica antigamente
A velha estação ferroviária
                                               "... Oh! Terra das Palmeiras Imperiais,
                                              Velho berço de Condes e Barões,
                                              Ninguém de ti se esquecerá jamais
                                              Ao reviver as suas tradições! ..."

15 comentários:

  1. Muy hermoso reportaje para un bello lugar y su gente
    Fuerte abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada pela visita e comentário, Cristina! Seja sempre bem vinda! Beijos

      Excluir
  2. Fico feliz em saber q lorena esta crescendo ... Foi ai q me casei e criei minhas filhas , amo essa cidade ....bjos amiga Sidney , já estava com saudades de vc ...bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, amiga! Feliz com sua visita, seja sempre bem vinda! Lorena é um amor antigo, torcemos por ela! Bj

      Excluir
  3. Olá, Sidnéa!
    Ainda acredito que o melhor progresso que uma cidade, principalmente Lorena, não deveria esperar, seria o econômico, mas, sim, o cultural, quesito tão necessário num país cansado de ser avaliado tão negativamente no contexto mundial. Fico triste em ver minha atual cidade, Itatiba, rica em indústrias, repleta de carros novos nas ruas, erguendo-se a cada dia na vertical. O verdadeiro retrato admirado pelo governo populista central, mas, paupérrima em educação no trânsito, nos parques da cidade, nos ambientes de preservação ambiental. Crescer assim, não é crescer! Vejo pessoas residindo em apertados apartamentos dos programas do governo, cercados de 2, 3 carros novos top de linha, mas não se preocupam em melhorar intelectualmente. Quando perdem o emprego, a primeira providência é devolver o carrão! Lorena deveria apostar na educação!
    Um grande beijo, cunhada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vitor! Feliz por receber sua visita! Obrigada!
      Lorena foi o lugar onde construímos as nossas vidas, vc como eu, tem um sentimento profundo de carinho por esta cidade que nos acolheu! Torçamos para que venha o progresso! Bj

      Excluir
    2. Sim, que venha com mais universidades e menos inchaço de um pseudo-crescimento, já verificado em várias cidades do Vale do Paraíba. Gostaria de ver Lorena com uma boa Faculdade de Medicina, um bom Hospital Universitário e menos indústrias de explosivos e armas. Quem sabe um dia, ainda ouviremos falar de uma FLIL (Feira Literária Internacional de Lorena)...Enquanto isso, vamos ouvir o
      HINO DE LORENA? Bj.

      Excluir
  4. Sinéia, a zona descrita é uma das do Brasil, que já marcaram época e é de esperar que venha a ter retorno. Por agora as ilustrações reportam muito à era colonial, que por ai deixou marcas.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Olá, Daniel, obrigada por sua visita! Lorena realmente teve no passado seus dias de glória, com os condes e barões do café, sua arquitetura neoclássica, retrata essa época. Passou por um longo período de estagnação, mas, felizmente, agora desperta para o progresso, resgatado através da Educação! Abraços, amigo!

    ResponderExcluir
  6. Vantagens e desvantagens de um progresso com belos olhares!!! Bj

    ResponderExcluir
  7. Como escreveu Antoine de Saint -Exupéry: "É preciso suportar as lagartas para conhecer as borboletas", que venha o progresso! O meu carinhoso abraço para você!

    ResponderExcluir
  8. Olá Sidnea
    O progresso é bom e necessário. Sabemos que muitas mudanças serão feitas e não será do agrado de todos mas para que haja progresso é preciso aceitar as mudanças e suas implicação. Que o progresso econômico e traga junto o progresso cultural que tantas riquezas propicia aos moradores. Uma belíssima cidade muito bem reportada por você
    Um domingo radiante e feliz
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Se fosse possível conciliar a paz e a tranquilidade de uma pequena cidade do interior paulista com o progresso, seria muito bom! Desejamos que nossos governantes tenham sensibilidade para direcionar esse progresso de forma a não agredir a verdadeira vocação local que eu acredito seja a Educação. Uma excelente semana e obrigada pela visita, Gracita. Bj

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...