segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Tardes de verão


Baia do Itaguá, Ubatuba, litoral norte de SP, numa tarde qualquer de verão.

A baia do Itaguá foi por muito tempo vítima da falta de consciência e descaso das autoridades. Permitiram que se lançassem resíduos sólidos "in natura", no rio Acaraú, contaminando suas águas e por consequência, poluindo também a baia.
Lembro-me bem que meu pai, já falecido, comprou nossa casa na região e como foi grande a sua luta para acabar com aquela atividade irregular.
Até hoje o impacto causado pela poluição ainda é notado, no entanto, a Natureza é poderosa, a Barra da Lagoa irá se recuperar!
Apesar disto, a paisagem é linda!
Muitas pessoas frequentam o calçadão, suas ciclovias, jardins, academias ao ar livre, parquinhos, restaurantes, podem-se alugar bicicletas e triciclos.






A tarde é bom ir até a praia, caminhar sem pressa ... sentar frente ao mar, lendo ou apenas admirando
a paisagem ...  A brisa fresca soprando do oceano parece uma caricia!



Pessoas passam pelo calçadão de bicicletas, correndo, passeando com seus cães...
Sinto o perfume delas, o mesmo! 
Algumas me cumprimentam, outras sorriem, outras parecem nem me ver ...
Passam ... levando consigo esperanças e temores, como eu!...




Um nadador solitário se aproxima.
Observo-o, reverente, ajoelhando-se a beira d'água, parece fascinado ante a imensidão azul!
Faz o sinal da cruz!
Por um longo tempo nada com largas braçadas!
Invejo-o, o oceano é todo seu neste momento, é livre em sua solidão!



Um rapaz passa com seu cão. Vai repreendendo o pobre animal. Calda e orelhas baixas, parece entender a reprimenda:
- "Vc não sabe se comportar! Vc é um Zé!"
Não posso conter o riso! Isto é preconceito!! ...  rsrs







Procuro no horizonte baleias e golfinhos!
Costumam aparecer nesta baia, mas vejo somente pequenos barcos de pesca, atracados no cais,


Nuvens escuras começam a se formar, mas logo se dissipam.
A brisa sopra fresca e silenciosa!
Sinto nostalgia! 
Saudade de uma vida que não vivi! ...

E assim a tarde vai caindo! Logo virão as estrelas!




6 comentários:

  1. Muito linda apresentação de Ubatuba com este belo cantinho,
    onde a natureza privilegia os sensíveis de olhares.
    Belas palavras para poetizar cada detalhe.
    E quando o sol se põe fica linda a tarde.
    Grato pela partilha deste cantinho.
    Carinhoso abraço Sidnéia.
    Feliz fevereiro para você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Toninho!
      Ubatuba, para mim, representa "o recomeço" da minha vida!
      Que bom poder ter vc aqui para partilhar comigo toda sua beleza!
      Obrigada, mais uma vez, pelo seu carinho! Grange abraço!

      Excluir
  2. Ubatuba me faz lembrar muito de um reencontro do grande amor da minha vida.
    Tenho muita saudade daquele lugar. Lá um dia tomei ao som de uma música do Anísio Silva, um café quente, forte, gostoso com um alguém que nunca esqueci.
    Obrigado por me fazer lembrar de Ubatuba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vindo, Cosme! Obrigada pelo comentário! É bom saber que consegui despertar-lhe boas lembranças! Abraços

      Excluir
  3. Neia que descrição encantadora dessa bela praia de UBATUBA. É muito romance no ar. Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ma, minha amiga querida! Bem vinda! Obrigada pelo carinho do seu comentário! Saudades dos momentos em que juntas desfrutamos destas lindas praias! Precisamos repeti-los! Grande abraço!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...