As crianças sempre estiveram presentes em minha vida. Primeiro foram meus irmãos, a Du e o Nei. Eu era a mais velha e sentia-me responsável por eles.
Du era uma garotinha levada da breca, vivíamos brigando, mas sempre tivemos um amor enorme uma pela outra, amor que se tornou mais forte quando eu esperava o meu primeiro filho. Ela então me cercava de mimos!
O Nei era o caçulinha, o meu bebê. Cuidava dele com todo carinho. À noite, sentada na cadeira de balanço, com ele no colo, cantava para fazê-lo dormir.
Muito queridos também eram o Paulo e o Carlinhos, brincávamos sempre juntos e vigiados por mamãe e a tia Íris ( saudades) O Paulo sempre dizia que seria cadete do ar. E não é que hoje ele é Brigadeiro!!!
Carlinhos ainda era muito pequeno e poucas vezes nos vimos nestes anos todos. A gente deixa a vida passar...o Tempo tem asas...
Depois vieram a Soninha, o" Susso", o "Teteto" e o Rene, meus priminhos queridos " O Bebeto tem água de cocô na cabeça". Assim escreveu o Nei um dia ( ele queria dizer coco). Eles eram como irmãos. O Susso uma vez foi picado por um marimbondo,... onde... não posso falar! Coitadinho, ficou tão inchado!
Naquele tempo, não tínhamos a liberdade de hoje. Para sair com o namorado, era necessário levar alguém a nos acompanhar, era a "vela". Soninha sempre nos acompanhava, a mim e ao meu noivo ( às vezes era o Rene, quando ele não embirrava, às vezes a Du quando o nosso Old Eagle deixava e ainda sobrava também para o Nei ). Ela nunca reclamava de ser a minha vela. No dia em que me casei, quando estávamos saindo para a viagem puseram a Soninha escondida no carro...não sei quem se assustou mais, se fomos nós ou ela, quando foi dada a partida no carro. Ei! Eu to aqui!!...
Nunca me esqueço: eu morava numa chácara com um grande pomar. As laranjeiras haviam sido pulverizadas, estavam carregadas. A Soninha e o Rene chegaram e foram logo às laranjas. Gritei : - As laranjas estão com veneno!... A Soninha respondeu meio assustada: - Néa, já que eu vou morrer mesmo, posso chupar mais uma?
Formei-me professora muito cedo. Vi-me à frente de uma classe olhando aqueles rostinhos ansiosos. O que eu poderia oferecer a eles? Comecei dando-lhes o meu carinho. Deu certo! Muitas outras classes vieram, e as história são tantas, tão ricas! Ainda escreverei sobre elas
Mas as lembranças mais fortes, que realmente marcaram minha vida foram as da infância de meus filhos e sobrinhos. Eram tantos! Passávamos juntos todos os feriados, dias santos, férias de verão e de inverno... em todas as oportunidades estávamos juntos. Eles eram belos, alegres, carinhosos, educados, obedientes...bem... as vezes nem tanto...
Meus netos Milena e João Felipe |
Corriam pelos campos da fazenda, andavam a cavalo, rolavam pelos morros abaixo, nadavam e surfavam nas ondas de Ubatuba... Eram como bandos de maritacas, barulhentos, alegres. Seus risos enchiam de alegria meus ouvidos e o meu coração.
Sentados à mesa enorme da sala de jantar devoravam meus quitutes, feitos em grandes panelas... É... nem todos... havia um que olhava as panelas e dizia - "Tia Néa, tem pão?"
A bem da verdade, alguns detalhes me escapavam nesta convivência, pois um dia o meu Rico, que era o porta-voz da turma, me falou: - "Mãe, manda o Renato tomar banho, já faz quatro dias que ele não toma".
Alguns acidentes aconteceram também: o Joãozinho quebrou o dedo na piscina, o Quico teve uma crise de bronquite, o Ricardo caiu da camionete e prendeu o dedinho na moenda de cana, o Rodrigo caiu do cavalo, a Silvinha rasgou a perninha no escorregador, o Tiago teve uma gripe muito forte ( disse que eu tirei a gripe dele),... muitas vezes precisamos correr para o hospital,... mas valeu a pena !
Cresceram. Hoje eles são adultos. Deram- me noras, outras sobrinhas e sobrinhos do coração, muitos netos e sobrinhos netos, (alguns que acabaram de chegar). Estão programando para as férias um acampamento na fazenda da vovó Néa!...A história recomeça!
Com carinho para:
Sueli e Sidney, meus irmãos;
Sônia Maria, Roberto, Sílvio,Rene, Paulo César e Carlinhos, meus primos;
João Batista (o Joãozinho) , Francisco José ( o Quico, meu afilhado), Sérgio Henrique (o Serginho), Fábio( o Binho, meu amigo), Hugo (Gugu) , Renato( Naná), Tarcísio ( o Cisão), Tiago, José Neto( o Neto), Cláudio Henrique (meu afilhado) e as meninas lindas: Sílvia Helena, Teresa Cristina ( Tetê), Janaina( Jana), Luana, Daniela, Thais e Fabiana.
Meus agradecimentos, principalmente à minha mãe querida ( vó Ção) ,ao meu pai ( vô Quidi, quanta saudade) à Sueli e ao Vitor Nani ( Old Eagle), à Tia Gilsa (saudades) e a Vó Arlete (também saudosa ) que estiveram sempre presentes nestes momentos inesquecíveis com esta garotada!
Quantas histórias, quantas saudades! Viajei nas imagens das suas palavras e junto com você relembrei de várias histórias minhas.
ResponderExcluirObrigada pela visita ao "Luz" e só quero alertá-la que nem sempre trato de assuntos sérios e brinco algumas vezes, como fiz nessa última postagem, por exemplo.
Se precisar de alguma ajuda no blogue e tiver alguma dúvida que eu possa ajudar, não se acanhe em perguntar, ok?
Boa semana! Beijus,
Esta é mais uma tentativa de postar um comentário, mas desta vez vou conseguir pois estou ao lado dos meus dois mentores....
ResponderExcluirContudo, já tomei umas cervas e deixo para meu momento de traquilidade e paz para poder dizer o quanto te AMO minha Prima Irmã. Um beijo enorme e até daqui a pouco para conversarmos olho no olho...
Soninha