É com grande satisfação que aqui estou participando desta maratona literária.
Vou lhes confessar, há dias rondava minhas estantes, para escolher um livro para libertar, mas queria que este fosse um dos melhores, ao mesmo tempo lá no fundo, o sentimento de posse me dizia:
-Mas este? Foi presente de... ou de ... -Este não! Traz tantas recordações...
Lembrei-me então que restavam algumas caixas de livros que ainda não conseguira organizar, depois da mudança de meu filho para cá.
Encontrei-os e um após outro fui folheando, relendo trechos... assim levei horas e não conseguia resolver qual libertar.
Foi então que abrindo uma das caixas, encontrei livros infantis que utilizara em minhas bibliotecas de classe, quando ainda lecionava; uma coleção com oito volumes da Editora BrasiLetras, "Bichinhos Travessos".
Foi um verdadeiro achado!
Livros infantis são perfeitos, eles trazem verdades em delicados e suaves contos, realidades em pequenas fantasias. Eu nem via a hora de libertá-los!
Uma alegria muito grande tomou conta de mim, em cada um deles relembrei a felicidade de meus pequenos quando era a hora da leitura. Iam para o cantinho, sentadinhos no tapete e ali passavam o tempo lendo ou ouvindo as estórias que lia para eles. Tenho muito orgulho em dizer que formei muitos leitores e até escritores.
Havia encontrado a solução!
Terça feira passada, dia 13 de novembro, pela manhã dirigi-me á Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, onde lecionei vários anos; levava no banco traseiro o meu pequeno tesouro.
Mas chovia muito, a minha intenção de abandonar os livros no calçadão da praia foi frustrada.
Resolvi esperar pelo dia seguinte...
Escolhi alguns livros. Escrevi de próprio punho os bilhetinhos para deixar entre suas páginas e me dirigi à praia, que é bem próxima de casa.
Fui deixando em cada banco do jardim um exemplar com o bilhete:
Peço-lhe, se for adulto, que o encaminhe a um pequenino e depois o recoloque em algum local público para que seja encontrado por outra criança. Esta é uma campanha de leitura- BookCrossing Blogueiro."
Não resisti! Após abandonar os livros, voltei pelo mesmo caminho!
Alguns ainda estavam sobre os bancos, mas havia um deles nas mãos de uma garotinha que o lia, ainda com dificuldade. Uma senhora idosa tinha meu bilhete entre as mãos! Tive impetos de lhe dizer que eu o tinha deixado ali, mas apenas sorri para ela, e segui...feliz!
Não é possível narrar aqui a emoção que senti! Só posso dizer que foi uma experiência impar! E que de agora em diante abandonar livros será uma rotina em minha vida!
Obrigada Luma Rosa, iluminada organizadora deste evento, por me haver proporcionado mais esta oportunidade.
Participem! Abracem esta causa! Vale a pena!
Sidnéia, eu que tenho que lhe agradecer por ter participado do bookcrossing blogueiro! Viu que durante o processo de seleção dos livros, você foi se desapegando? A sementinha foi lançada e espero que você participe dos futuros bookcrossing blogueiro!! Vai olhando na estante aquele livro que nunca mais foi aberto... é justo com o autor enclausurar as suas palavras? Um livro fechado tem o mesmo valor de páginas em branco.
ResponderExcluirObrigada mais uma vez!!
Bom feriado!!
Luma,
ResponderExcluirO apego é o sentimento que mais nos faz sofrer!
Este é um excelente exercício de desapego! Nós que amamos nossos livros, sabemos muito bem disto!
Foi um grande prazer poder participar do Bookcrossing Blogueiro, e pode ter certeza de que esta semente foi lançada em solo fértil, conte sempre comigo. Mais uma vez, parabéns pela iniciativa!
Um bom feriado para você também. Bjs