domingo, 3 de julho de 2011

MINHAS CRIANÇAS



As crianças sempre estiveram presentes em minha vida. Primeiro foram meus irmãos, a Du e o Nei. Eu era a mais velha e sentia-me responsável por eles.
Du era uma garotinha levada da breca, vivíamos brigando, mas sempre tivemos um amor enorme uma pela outra, amor que se tornou mais forte quando eu esperava o meu primeiro filho. Ela então me cercava de mimos!
O Nei era o caçulinha, o meu bebê. Cuidava dele com todo carinho. À noite, sentada na cadeira de balanço, com ele no colo, cantava para fazê-lo dormir.

Minha filha Josiane e a neta Milena

Muito queridos também eram o Paulo e o Carlinhos, brincávamos sempre juntos e vigiados por mamãe e a tia Íris ( saudades) O Paulo sempre dizia que seria cadete do ar. E não é que hoje  ele é Brigadeiro!!!
Carlinhos ainda era muito pequeno e poucas  vezes nos vimos nestes anos todos. A gente deixa a vida passar...o Tempo tem asas...


Depois vieram a Soninha, o" Susso", o "Teteto" e o Rene, meus priminhos queridos  " O Bebeto tem água de cocô na cabeça". Assim escreveu o Nei um dia ( ele queria dizer coco). Eles eram como irmãos. O Susso uma vez foi picado por um marimbondo,... onde... não posso falar! Coitadinho, ficou tão inchado!


Naquele tempo, não tínhamos a liberdade de hoje. Para sair com o namorado, era necessário levar alguém a nos acompanhar, era a "vela". Soninha sempre nos acompanhava, a mim e ao meu noivo ( às vezes era o Rene, quando ele não embirrava, às vezes a Du quando o nosso Old Eagle deixava e ainda sobrava também para o Nei ). Ela nunca reclamava de ser a minha vela. No dia em que me casei, quando estávamos saindo para a viagem  puseram a Soninha escondida no carro...não sei quem se assustou mais, se fomos nós ou ela, quando foi dada a partida no carro. Ei! Eu to aqui!!...


Nunca me esqueço: eu morava numa chácara com um grande pomar. As laranjeiras haviam sido pulverizadas, estavam carregadas. A Soninha e o Rene chegaram e foram logo às laranjas. Gritei : - As laranjas estão com veneno!...  A Soninha respondeu meio assustada: - Néa, já que eu vou morrer mesmo, posso chupar mais uma?


Formei-me professora muito cedo.  Vi-me à frente de uma classe olhando aqueles rostinhos ansiosos. O que eu poderia oferecer a eles? Comecei dando-lhes o meu carinho. Deu certo! Muitas outras classes vieram, e as história são tantas, tão ricas! Ainda escreverei sobre elas



Mas as lembranças mais fortes, que realmente marcaram minha vida foram as da infância de meus filhos e sobrinhos. Eram tantos! Passávamos juntos todos os feriados, dias santos, férias de verão e de inverno... em todas as oportunidades estávamos juntos. Eles eram belos, alegres, carinhosos, educados, obedientes...bem... as vezes nem tanto...



Meus netos Milena e João Felipe
Uma vez, lembro-me bem, era aniversário do Fabinho, comprei um presente para ele, um kit com pacacete (era assim que o Fabinho falava capacete),  cacetete e cinturão. Para o Marcelo comprei um igual, mas veio um apito no dele. foi um Deus nos acuda! Era sábado à tarde, todas as lojas fechadas, naquele tempo não havia  shoppings, foi um custo encontrar um outro apito, ainda mais que estávamos na fazenda, mas eu consegui... Aí começou um barulho maior!  



Corriam pelos campos da fazenda, andavam a cavalo, rolavam pelos morros abaixo, nadavam e surfavam nas ondas de Ubatuba... Eram como bandos de maritacas, barulhentos, alegres. Seus risos enchiam de alegria meus ouvidos e o meu  coração.


Sentados à mesa enorme da sala de jantar devoravam meus quitutes, feitos em grandes panelas... É... nem todos... havia um que olhava as panelas e dizia - "Tia Néa, tem pão?"



A bem da verdade, alguns detalhes me escapavam nesta convivência, pois um dia o meu Rico, que era o porta-voz da turma, me falou: - "Mãe, manda o Renato tomar banho, já faz quatro dias que ele não toma".

Alguns acidentes aconteceram também: o Joãozinho quebrou o dedo na piscina, o Quico teve uma crise de bronquite, o Ricardo caiu da camionete e prendeu o dedinho na moenda de cana, o Rodrigo caiu do cavalo, a Silvinha rasgou a perninha no escorregador, o Tiago teve uma gripe muito forte ( disse que eu tirei a gripe dele),... muitas vezes precisamos correr para o hospital,... mas valeu a pena !
Cresceram. Hoje eles são adultos.  Deram- me noras, outras sobrinhas e sobrinhos do coração, muitos netos e sobrinhos netos, (alguns que acabaram de chegar). Estão programando para as férias um acampamento na fazenda da vovó Néa!...A história recomeça!



Com carinho para:
Sueli e Sidney, meus irmãos;
Sônia Maria, Roberto, Sílvio,Rene, Paulo César e Carlinhos, meus primos;
Eu e minha filha Josiane
Marcelo, José Ricardo, Rodrigo e Josiane, meus filhos muito amados;
João Batista (o Joãozinho) , Francisco José ( o Quico, meu afilhado), Sérgio Henrique (o Serginho), Fábio( o Binho, meu amigo), Hugo (Gugu) , Renato( Naná), Tarcísio ( o Cisão), Tiago, José Neto( o Neto), Cláudio Henrique (meu afilhado) e as meninas lindas: Sílvia Helena, Teresa Cristina ( Tetê), Janaina( Jana), Luana, Daniela, Thais e Fabiana.

Meus agradecimentos,  principalmente à minha mãe querida ( vó Ção) ,ao meu pai ( vô Quidi, quanta saudade) à Sueli e ao Vitor Nani  ( Old Eagle), à Tia Gilsa (saudades) e a Vó Arlete  (também saudosa ) que estiveram sempre presentes nestes momentos inesquecíveis com esta garotada!


Ainda agradeço à Léia, à Zélia e a Rose que às vezes também entravam na folia.

2 comentários:

  1. Quantas histórias, quantas saudades! Viajei nas imagens das suas palavras e junto com você relembrei de várias histórias minhas.
    Obrigada pela visita ao "Luz" e só quero alertá-la que nem sempre trato de assuntos sérios e brinco algumas vezes, como fiz nessa última postagem, por exemplo.
    Se precisar de alguma ajuda no blogue e tiver alguma dúvida que eu possa ajudar, não se acanhe em perguntar, ok?
    Boa semana! Beijus,

    ResponderExcluir
  2. Esta é mais uma tentativa de postar um comentário, mas desta vez vou conseguir pois estou ao lado dos meus dois mentores....
    Contudo, já tomei umas cervas e deixo para meu momento de traquilidade e paz para poder dizer o quanto te AMO minha Prima Irmã. Um beijo enorme e até daqui a pouco para conversarmos olho no olho...
    Soninha

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...