quarta-feira, 17 de agosto de 2011

AMAR SEM ILUSÕES

 Costumamos dizer em nossa cultura, que as pessoas quando se apaixonam "ficam cegas", isto porque
buscamos na pessoa amada a projeção da nossa alma, ela representa um ser perfeito, quase divino, e empreendemos grandes esforços para que esta imagem de perfeição não  se desvaneça. Percebemos, às vezes até por instinto, suas falhas, mas tentamos atenuá-las, desculpá-las e acreditamos, em nosso intimo, que o amor que sentimos será capaz de transformá-la. Quanto engano!


Depositamos neste Semi-Deus todas as expectativas, esperanças e sonhos, esperando dele o que realmente ele não pode, ou até não pretende nos oferecer. Este é o erro mais comum entre os apaixonados. Colocamos nossa  felicidade nas mãos de outra pessoa, mas a felicidade está dentro de cada um de nós, em nossa capacidade de amar e respeitar, principalmente a nossa individualidade. Cegos pela paixão deixamos de vivenciar todas as nossas potencialidades e forças, deixamos de buscar e realizar todos os sonhos e ideais de vida, e quando as ilusões se desvanecem, culpamos o outro por nossas frustrações.


"Eu me julgava rico de uma flor sem igual, e é apenas uma rosa comum que eu possuo... isso não faz de mim um príncipe muito grande..." E deitado na relva ele chorou.
                                                             Antoine de Saint-Exupéry em O  Pequeno Príncipe

Não nos ocorre que podemos e devemos nos amar como pessoas comuns, seres humanos mortais e imperfeitos, que se permitam deixar que essas imagens de perfeição se desvaneçam. Isso torna um relacionamento duradouro, entre seres que se amam sem esperar coisas impossíveis do outro. Pessoas que se amam sem ilusões!


2 comentários:

  1. Isso mesmo, Sidnéa, ninguém pode esperar que outra pessoa lhe faça feliz!
    A nossa felicidade não pode e nem deve depender de alguém!
    Beijão e boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Cunhado, por estar sempre presente!Bjs. Boa semana!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...