sábado, 27 de agosto de 2011

INSÔNIA

"Uma inquietude, que não me é peculiar, tira-me o sono. Talvez o dia cheio de preocupações seja a causa,.. ou... talvez porque a dimensão do meu sonho não caiba em minha realidade... O fato é que me reviro na cama, sem saber como acomodar braços e pernas, parece-me sentir separarem-se alma e corpo, insatisfeitos, cansados!
Busco na escuridão um rosto... imagens do passado! ...Uma grande irritação me consome... uma angústia... Quero apenas dormir, mas me levanto e escrevo..."


Quem ainda não passou noites acordado, rolando na cama, até rezando para conseguir dormir?
Quem não sentiu o efeito dessas noites no dia seguinte, tendo que cumprir com seus compromissos?
Insónia é um mal que acomete uma infinidade de pessoas nos dias atuais e precisa ser tratada. O estresse da vida moderna, o excesso de atividades, a perda de um ente querido, algumas doenças como diabetes, hipertensão, obesidade, apneia  do sono, síndrome das pernas inquietas, tosse noturna, depressão, e uma infinidade de outros fatores, fatalmente causam a insónia.


O que fazer?
Durante muitos anos sofri de insónia, foi necessário procurar um médico. Encontrei, para minha sorte, uma profissional séria, que além do tratamento com medicamentos, ensinou-me algumas dicas para dormir bem. Espero que possam também ajudá-los. São muito simples:
- evite atividades intensas três a quatro horas antes de dormir;
- se não conseguir dormir nos primeiros trinta minutos, levante-se. leia, escreva, assista TV, ouça música suave...
- só volte para a cama quando sentir sonolência, deite-se e procure relaxar. Aprendi, com minha professora de Yoga, uma técnica que consiste em tentar desfazer todos os pensamentos ruins, procurando pensar
unicamente num ponto imaginário, situado entre as sobrancelhas, tente esvaziar  a mente (dá certo);
- pode parecer crendice, mas um copo de leite quentinho, também ajuda. O leite contém substâncias que acalmam, mas o mais importante é a sensação de aconchego que trás a caneca quentinha entre as mãos, fazendo lembrar a infância , o lar,  um tempo feliz;
- programe um horário para acordar pela manhã, todos os dias e deixe que bastante luz penetre em seus olhos ao abri-los, isto vai ajudar a ajustar seu relógio biológico;
- lembre-se que nem todos precisam de oito horas de sono, há um provérbio que diz, mais ou menos assim:

''O homem sábio  divide seu tempo em: seis horas para Deus, seis horas para o trabalho, seis horas para o lazer e seis horas para descansar." 




Um comentário:

  1. Esse problema de insônia, no meu caso até sei porque!
    É a fartura de dinheiro nos bancos, problema com o motor do meu iate, demissão do motorista da esposa, férias dos filhos no Exterior, e por aí vai...
    Nada que um bom suco de maracujá, um Lexotan e um Dormonid não resolvam...Amen!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...