quarta-feira, 18 de julho de 2012

Escolhas e Vida


A Vida é um contínuo ato de escolher.
Escolhemos nossos caminhos quase sempre por impulso, nem sempre temos oportunidade de refletir,  nossa visão de realidade é muito limitada.






Existem duas grandes verdades: a convencional e a  absoluta. 
Todos os fenômenos que acontecem a nossa volta podem ser bons ou ruins, dependendo de várias causas e condições. Seu valor é relativo. Há uma discrepância entre o que os fatos são e o que parecem ser.  Por exemplo, escolhemos num restaurante um prato maravilhoso, mas ele não cai bem em nosso estômago, ou como o  montanhista que apesar de conviver com os riscos inesperados, com o sofrimento, com o cansaço, com as dificuldades da escalada, encontra no cume da montanha a vertigem, o seu "eu", a liberdade...!.


                                                                                                        
Assim é, na vida uma coisa parece ser boa, em termos do que aparenta, mas  pela sua natureza interior  pode se tornar ruim mudando o contexto. Esses fenômenos são chamados de verdades convencionais.  São conhecidos pela consciência que não vai além das aparências. Porém os mesmos objetos têm um modo interior de ser, chamado de verdade absoluta, que permite as mudanças trazidas pelas condições. A consciência sábia não se satisfaz com as aparências, investiga,  procura os melhores caminhos.





"Nós somos a soma de nossas escolhas"   ( Woody Allen )




Nossa felicidade depende de nossas escolhas. Somos os únicos seres vivos que têm o poder de decidir seu próprio Destino. 
Existem infinitas formas e caminhos, mas a grande "sacada" é saber que a Vida é daqui para a frente.

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...