segunda-feira, 22 de outubro de 2012

À Sombra da Sapucaia


Sapucaia é o nome popular dado à Lecythis Pisonis, árvore da família das Lecitidáceas,  mesma família da castanheira-do-brasil ou castanheira- do- pará. É também conhecida como cabeça-de-macaco.
Espécie brasileira,  nativa da Floresta Pluvial Atlântica, atualmente em extinção.



 Árvore de grande porte, chega a atingir de 20 a 30m de altura,  frutos  oleosos, comestíveis, muito saborosos, semelhantes à castanha- do- pará.
Madeira resistente, pesada, bastante durável, usada como dormentes, postes, na construção civil e naval e em marcenaria.

A mangueira preferida dos morcegos.
Siriemas se alimentam no gramado.
Tenho o privilégio de ter em minha Quinta, uma imensa, centenária e maravilhosa Sapucaia.
Há um fato interessante a respeito da nossa Sapucaia, jamais encontrávamos uma única semente a seus pés,  até que descobrimos que sob a velha mangueira havia uma grande quantidade delas!
Somente ao fazer esta pesquisa vim a descobrir a causa.  Quando os frutos se rompem, os morcegos que são os principais disseminadores naturais, levam sua massa doce  branco-amarelada (arilo), que prende a semente pela base, para as árvores  de copas mais densas. Após saborearem o arilo, deixam as sementes caírem no solo.
Caprichosos segredos da Natureza!




Em meados de julho  esta enorme Sapucaia que adorna meu jardim, derrama suas folhas amareladas pela seca, que soltas ao vento caem levemente sobre o gramado.
Pouco a pouco a densa ramagem se desfaz deixando à mostra os inúmeros e imensos galhos.
Um tapete então se forma a seus pés, completando a paisagem de outono-inverno, como se fosse uma tela pintada por  Monet !
Uma aura dourada envolve a atmosfera do pequeno vale, emoldurado pelas colinas que o ladeiam!



 Quando chega Setembro, com as primeiras chuvas, depois de uma longa estiagem, pequeninas folhas rosadas surgem em profusão e vão se avolumando, até cobrirem por completo o emaranhado de galhos.

Logo é a vez de lindas e delicadas flores brancas e lilases desabrocharem! Brilharem sobre a rósea ramagem e se precipitarem no espaço como chuva de prata,  para então se aninharem no abençoado espaço, à sombra da Sapucaia!


  A floração da Sapucaia se dá de Setembro a Outubro.
Intensamente perfumada, é uma verdadeira festa para as abelhas, que enchem o ar com seus zumbidos.


 Aos poucos as róseas folhas vão se tornando esverdeadas, e os frutos tomam sua forma característica, lenhosos, arredondados, chegam a atingir 2,5kg,  com mais ou menos 20 castanhas.
São conhecidos popularmente como cumbuca, em Botânica, pixídio.

As cumbucas são usadas na zona rural como vasos, marmitas, potes, e outros adornos.
Podem ficar presas a árvore por vários meses, mesmo depois de liberadas as castanhas. A casca e o óleo dos frutos são excelentes diuréticos e tratam diabetes e tosse.








 O maior  consumidor dos frutos da Sapucaia é o macaco-sauá.
Faz grandes sacrifícios para consegui-los, chega a bater um fruto contra o outro para liberar suas castanhas, mas diz a lenda , nunca coloca suas mãos dentro das cumbucas, pelo menos os mais experientes, pois podem ficar presas ao contraí-las. Daí vem a expressão: "macaco velho não põe a mão em cumbuca"


 Quando o sol se põe o cenário é de sonhos, sento-me à varanda e emocionada, agradeço a Deus a graça que me foi concedida: ver tanta  beleza, sentir tanta paz ao presenciar o eterno recomeço que a Natureza reproduz a cada dia!

 "A Natureza está constantemente a se misturar com a arte." 
 Ralph W. Émerson

             

 "A Natureza criou o tapete sem fim que recobre a superfície da Terra.  Dentro da pelagem desse tapete vivem todos os animais, respeitosamente.  Nenhum o estraga, nenhum o rói, exceto o Homem."
                                                     Monteiro Lobato

Um comentário:

  1. Ter o privilégio de um amanhecer diante de tanta beleza; a altivez de uma elegante sapucaia como anfitriã, não é preciso mais ninguém por companhia! Deus se mostra presente nessa linda árvore! Parabéns, Sidnéa, por ter eternizado essa imagem em seu Blog! Abraços e boa semana!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...