quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Depressão, um mal que pode ser evitado

Houve um tempo em que nada me importava!
Queria dormir, dormir profundamente, talvez até nem acordar mais...
Meus braços pesavam terrivelmente, mal conseguia levantar-me da cama...minha alma estava aprisionada num corpo cansado, envelhecido...






Tinha medo, angústia!
A ansiedade, a desesperança, a sensação de vazio  me consumiam!



Envergonhava-me da fraqueza que se apoderara de mim,sentia-me inútil, culpada, mas não conseguia reagir.
Fugia das pessoas, evitava o convívio dos amigos, cada vez mais me aprofundando numa tristeza que me arrancava lágrimas e enchia meu peito de dor quase física.





Quando exausta  adormecia, pesadelos povoavam meu sono: andava a esmo em lugares estranhos, escuros, as casas em ruínas, havia desorganização por toda parte, pessoas perdidas, outras me  perseguiam! 
Queria gritar, mas minha voz ficava presa na garganta!
Acordava chorando... estava só.. .irremediavelmente só!
                                                                                                                     
Nem mesmo o mar conseguia devolver a paz que havia perdido!
Olhava aquelas águas com um olhar indiferente.
Não mais via  poesia nas ondas se quebrando nas areias brancas da praia, tinha medo de me envolver naquela imensidão azul!
Tudo parecia "cinzento" para mim!  Tinha uma interpretação distorcida e negativa  da realidade.
Mal conseguia raciocinar, concentrar-me em minhas atividades.



Nesse processo de auto-destruição a vida nada mais significava, descuidei de minha saúde e depois de um AVC perdi grande parte da visão.
Foram  necessários: o afastamento do meu trabalho e muitos anos de tratamento!


E indispensável que a pessoa que sofre de depressão procure se tratar. Ao contrário do que se pensa, a medicação que é utilizada, os famosos medicamentos de "tarja preta", não tornam o paciente dependente. É necessária também a psicoterapia, para dar suporte à reestruturação emocional e à compreensão do processo da depressão, o que facilita o tratamento.
Os exercícios físicos  são de suma importância, juntamente com uma alimentação rica em frutas, castanhas-do-Pará,  amêndoas, nozes, amendoim, chocolate, etc.





Felizmente, com o amor de meus pais, de minha família, com o apoio de meus amigos e de excelentes profissionais, consegui recuperar meu equilíbrio, físico e emocional!


Mas todo esse sofrimento, ao contrário de me fazer perder a fé, só me fez entender que "todos" os males vem para o Bem!  Que Deus nunca nos abandona! Que depois de encontrar forças para vencer essas duras provas, podemos nos tornar mais fortes, seres humanos melhores...
Hoje eu posso afirmar que sou feliz!
                                                                                       
E queria deixar aqui um apelo:

Não descuide de você, ame-se muito, não se entregue as tristezas, são apenas momentos que passam! A Vida é um dom precioso demais!  Viva!  Aproveite cada instante que é único! Seja feliz!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...