quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Solidão- Solitude

Solidão é uma sensação de vazio, necessidade de alguma coisa nova  para dar sentido à vida.
É, em sua essência, o desejo de ter a companhia de alguém especial , mas nem sempre esse é o principal motivo,  o estado de solidão  é sobretudo a falta de algo que leve a uma transformação.
Por temer a solidão, as pessoas se submetem a relacionamentos conflituosos, destrutivos, infelizes. Muitos casais vivem a "solidão a dois", quando não existe mais respeito, admiração, cumplicidade e parceria.






Pode-se estar em meio à uma multidão e se sentir só. A sociedade moderna, nos grandes centros, promove o isolamento, o afastamento dos indivíduos do convívio social. A própria tecnologia também colabora com este processo de desintegração no relacionamento familiar dos seres humanos. Computadores, tablets e telefones celulares são os grandes vilões.


            


Existe um estado de solidão patológica, gerada por vários motivos como a falta de amizades na infância e adolescência, crianças que ficam sozinhas durante um longo período, separação dos pais, morte de um ente querido, perda de relacionamentos afetivos...Sentimentos que ao se prolongarem podem levar à baixa auto estima, à depressão, sentimento de rejeição,  de abandono, ansiedade, desânimo, impedindo que a pessoa desenvolva relacionamentos e vida saudáveis. Em muitos casos é necessária a ajuda de um psicólogo ou psiquiatra.     



 


Um fator muito importante para superar a solidão é o auto conhecimento. Observar-se, compreender seus próprios sentimentos, saber ouvir sua voz interior e respeitá-la. Aprender a se amar e gostar de estar consigo mesmo. Isto é o estado de solitude!

 




É um momento necessário para se encontrar o equilíbrio interior,  um momento prazeroso. Solitude é, portanto, um estado de recolhimento, voluntário ou não, mas que não vem acompanhado de sofrimento. O indivíduo procura apenas estar em paz. Paz que talvez lhe tenha sido roubada em alguma situação desagradável, que deseja evitar que se repita. 


É em estado de solitude que acontecem as grandes expressões artísticas e criativas. É ela que molda o artista, inspira poetas.





   "...é solitário andar por entre a gente..."                                    


             Luiz de Camões



"A solidão é a sorte de todos os espíritos excepcionais"


            Arthur Shopenhauer

  
  "A liberdade é a possibilidade do isolamento. Se te é impossível viver só, nasceste escravo."

             Fernando Pessoa

 Solidão: um lugar bom de visitar uma vez ou outra, mas ruim de adotar como morada. (Josh Billings)



...Faça com que a solidão não me destrua.
Faça com que minha solidão me sirva de companhia.
Faça com que eu tenha a coragem de me enfrentar.
Faça com que eu saiba ficar com o nada
e mesmo assim me sentir
como se estivesse plena de tudo.

Clarice Lispector

4 comentários:

  1. Apenas algumas visitas em busca do equilibrio e auto conhecimento...Morada nunca!!! Mts bjs cheios de carinho e admiração...

    ResponderExcluir
  2. Perfeito, minha querida! Vc entendeu a mensagem! Obrigada pelo comentário. Bjsss!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sidnéia!!
    Não sabia o significado de Solitude. Eu gosto de ficar só em alguns momentos.
    Gostei do pensamento de Fernando Pessoa "A liberdade é a possibilidade do isolamento. Se te é impossível viver só, nasceste escravo."
    Beijus,

    ResponderExcluir
  4. Luma, mais uma vez, que satisfação receber seu comentário! É linda e verdadeira esta frase de Fernando Pessoa.
    Solidão e Solitude, eu também nunca havia parado para pensar na diferença entre elas, por isso achei válido escrever sobre o assunto. Bjss

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...