sexta-feira, 14 de novembro de 2014

O Apego na Sociedade Moderna



É muito comum, confundirmos amor e apego.
O apego está relacionado ao ter.  Buscamos a felicidade nas coisas externas, em bens materiais, coisas que não preenchem o vazio dentro de nós e vamos nos cansando, nos desgastando.
O apego apoia-se no medo e na infelicidade.
Apegados, tentamos modificar, manipular, controlar as pessoas que estão ao nosso lado, numa sensação de posse





O amor, ao contrário, é liberdade, aceitação, respeito. É viver e deixar viver.
O amor é ser. É paz interior.
Amar é, acima de tudo, desejar a felicidade do outro, em detrimento da  própria felicidade


Na sociedade moderna o apego é um dos maiores motivos de sofrimento,
Está relacionado à baixa auto estima entre crianças e adolescentes e  irá refletir, certamente, na idade adulta.
Pode se manifestar através da vontade exagerada de possuir brinquedos, roupas de grife, equipamentos eletrônicos de ultima geração, serviços e produtos luxuosos caríssimos...
Quanto maior o consumo e exclusividade, maior valorização e status.





Os bens materiais  auxiliam os seres em formação a  se sentirem menos ansiosos e inseguros porque causam nas outras pessoas um sentimento de admiração e inveja por sua capacidade.







A criança pequena valoriza mais seus brinquedos e outros pertences do que seus amiguinhos, de que ter sucesso nos esportes ou qualquer outra atividade.


A partir dos 14 anos, tende a se modificar quando os motivos para a diminuição da auto estima estão mais relacionados ao período de transformações do corpo e valorização social entre os amigos.





Graças aos bens materiais o adolescente consegue sucesso, passa a ser visto como alguém superior e ganha respeito do grupo.
Os bens se tornam desta forma a base para a aprovação e para o aumento da auto estima.


Para conseguir a a aceitação em determinado grupo social, as pessoas se esforçam por aparentar riqueza, mesmo que não possuam recursos, demonstrando imaturidade e criando instabilidade financeira.  Isto pode interferir no psiquismo, levando á depressão.


É na infância que os cuidados para evitar este mal se iniciam.
Os pais devem mostrar a criança que ela não pode e nem necessita  ter tudo. Mas o que frequentemente acontece é que para se livrarem da "choradeira" e da "azucrinação", cedem aos caprichos de seus filhos. Estes que ainda não têm pensamentos críticos formados sobre a publicidade massacrante  são facilmente seduzidos por ela.




                   


Impondo limites, os pais irão ensiná-los a conter suas vontades, avaliar o que é necessário e o que cada brinquedo ou objeto representa em suas vidas. Se assim não for, há perigo de que se tornem adultos ansiosos e infelizes, que não sabem conviver com as frustrações e nos casos mais extremos podem até cometer atos ilícitos para conseguir o que querem. 

As crianças, na verdade, pedem atenção e reconhecimento. Orientar e demonstrar carinho e amor, ajuda a desenvolver a auto confiança e em consequência a auto estima, preparando-os para serem adultos bem resolvidos e participativos.



"Sou um animal sentimental,me apego facilmente ao que desperta o meu desejo. Tente me obrigar a fazer o que não quero e' cê vai logo ver o que acontece" Sereníssima
Renato Russo

4 comentários:

  1. O desfecho com Sereníssima ficou ótimo.
    O grande problema disso tudo exposto no texto é que a maioria dos pais também estão escravizados pela mídia. A nossa sociedade está doente. Já não se apega aos verdadeiros valores.
    É muito mais importante ter do que ser.
    Beijos e bom final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem observado, Mi.
      O poder da mídia sufoca nossos valores, infiltra-se em nossos lares, transformando-nos em consumidores compulsivos. Somente pela educação e pelo amor isto poderá ser mudado .
      Encantada com sua visita e comentário. Um feliz final de semana e aquele beijo.

      Excluir
  2. O amor é entrega, precisamente o oposto de posse.Bss

    ResponderExcluir
  3. A posse é resultado de uma insegurança profunda...amor é paz...
    Obrigada, Marcos, mais uma vez, por sua presença. Um carinhoso abraço

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...